Os antigos gregos dispunham de várias teogonias diferentes, e ainda que estas apresentassem algumas personagens comuns, é difícil elaborar uma lista única de divindades primordiais para a mitologia grega, pois essas divindades, assim como o papel de cada uma, varia de uma fonte para outra.
Fontes mitológicas
Hesíodo - A fonte mais famosa a este respeito é inquestionavelmente a Teogonia, de tal forma que se confunde frequentemente o panteão primordial grego com o descrito na obra. A primeira divindade que se cita na obra é o Caos, seguido por Gaia, Tártaro, Eros, Érebo, Ponto, Urano, Óreas, Nix, e então Hemera e Éter.
Homero - A teogonia homérica parece considerar Oceanus e Tétis os pais de todos os deuses, vinculando o seu nascimento ao mar.
Nix - Titã da noite |
Epiménides - Epiménides faz de Air (o Ar) e de Nix os dois seres primordiais, que se unem para parir o Tártaro. Posteriormente nasceriam dois Titãs, que engendrariam um ovo primordial de onde surgiria uma nova ordem.
Tradições órficas
A poesia órfica tomava geralmente Nix como princípio fundamental.
Nos Pássaros de Aristófanes, Nix era, junto com Caos, Érebo e Tártaro, uma divindade primordial, dando depois origem a Eros e a Fanes ao pôr um ovo.
Fontes filosóficas
Os filósofos e pensadores gregos também construíram as suas próprias cosmogonias, com os seus próprios deuses primordiais: Ferécides de Siro faz de Cronos o primeiro deus na sua Heptamychia. Afrodite e Ares eram os princípios fundamentais de Empédocles, que construíram o universo a partir dos quatro elementos com os seus poderes de amor e conflito.
No Timeu de Platão, o demiurgo dá forma ao universo a partir das Ideias.